O mercado imobiliário está ao rubro. Segundo o “Diário de Notícias” durante os primeiros seis meses de 2017 a venda de imóveis aumentou 30% em Portugal, por comparação com o mesmo período do ano passado. Desde 2010 que não havia um ano tão bom para o sector.
Ao todo, já terão sido vendidas cerca de 80 mil casas este ano; esta semana, a APEMIP (Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária) divulgará os números oficiais.
“Posso avançar que o primeiro semestre foi muito positivo, com um crescimento superior a 30%, acima daquilo que é a minha previsão para o total do ano – 25%-30%”, disse ao jornal Luís Lima, presidente da APEMIP. “Tenho algum receio em relação à segunda metade do ano, por causa do Orçamento, mas estou otimista, agora que foi criada uma nova Secretaria de Estado para a Habitação”, explicou.
Grande parte da procura tem origem estrangeira e uma parte significativa dos negócios está a ser feita com pagamentos a pronto, de acordo com a APEMIP. Por detrás destes números está ainda o aumento da concessão de crédito para a compra de casa.